sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sushi - Tipos


Quando falamos em sushi, estamos falando de um ingrediente básico: o arroz. Os diversos tipos são definidos pela forma como são feitos.

Makizushi (sushi enrolado) Em japones, maki significa enrolado. É um sushi cilíndrico, é feito com a ajuda de uma esteira de bambu, chamada de sudare. O makizushi é normalmente embrulhado em uma folha de nori, alga marinha desidratada, que dentro recebe o arroz e o recheio. Abaixo alguns tipos de Makizushi:

Futomaki (enrolados grandes). Sushi cilíndrico e grande, é um dos sushis mais populares. Como recheio existe uma variada combinação de peixes, folhas e outras combinações. Normalmente os recheios são em números impares, sendo um dos mais apreciados.


Hosomaki (enrolados finos). Cilíndrico e fino, com o nori na parte externa. O hosomaki original tem em torno de dois centímetros de espessura e dois centímetros de largura. Normalmente sao feitos com apenas um recheio, pelo fato de que por seu tamanho, não apresenta espaço para mais de um.


Kappamaki. É um Hosomaki recheado apenas com pepino em tiras, sendo um dos mais tradicionais. Seu nome é em homenagem ao Kappa, figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como seu alimento preferido.


Tekkamaki. É um dos hosomakis mais conhecidos, e tem como recheio, o atum.


Temaki (enrolados de mão). Em formato de cone, com o nori (alga) na parte externa e os ingredientes até à boca parte larga. Um temaki típico tem em torno de dez centímetros de comprimento. Deve ser comido com as mãos, já que não tem como pegá-los com os hashis.


Uramaki (enrolado ao contrário). Sushi cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. Diferencia-se dos outros maki pelo fato de que o arroz está na parte externa e o nori na interna. O recheio fica no centro, rodeado por uma camada de algai, uma camada de arroz e uma cobertura de outro ingrediente, como ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas. O uramaki califórnia foi inventado nos Estados Unidos e tem recheio de fatias de manga ou abacate e kanikana, hoje é um dos mais apreciados, apesar de no início ter sido considerado uma afronta aos sushis tradicionais.



Oshizushi (sushi prensado). Sushi em forma de bloco usando um molde de madeira.
Coloca-se a cobertura, ela é coberta com o arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto. O sushi é retirado do molde e cortado em pedaços.


Nigirizushi (sushi feito à mão). A forma mais simples de fazer é um pequeno bloco de arroz com uma lasca de wasabi e uma cobertura colocada sobre ele, em alguns casos amarrada com uma tira fina de alga.



Gunkanzushi (sushi “navio de guerra”). Também é conhecido como gunkanmaki, é um sushi pequeno, ovalado, similar em tamanho e aparência ao hosomaki. Um punhado de arroz é embrulhado à mão em uma tira de alga, mas, ao invés de o recheio, ficar no centro, tem alguns ingredientes, como ovas de peixe, colocados no topo.


Fontes: Wikipédia
Imagens: web, google e Sergio Pankowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado