terça-feira, 25 de março de 2014

Ambrosia

Tempo de preparo: 2:30 hs a 3:00 hs

INGREDIENTES

- 3 Litros de leite integral
- 18 ovos (6 ovos para cada litro de leite)
- 1,5 kg açúcar (0,5 kg por litro de leite)
- suco de meio limão
- 1 colher sopa de cravo

MODO DE PREPARO

Ferva o leite em uma panela separada daquela onde você vai fazer o doce. Isto fará com que os resíduos que ficam no fundo quando o leite ferve, não venham a queimar quando da elaboração do doce.
Após ferver, coloque o leite em uma panela alta e reserve.
Quebre os ovos (não esqueça de abrir cada um separadamente, para evitar de perder tudo caso algum ovo esteja estragado), vá colocando-os em uma panela e a cada seis, misture em torno de 300 gr de açúcar. Mexa bem para desmanchar as gemas, fazendo uma bela gemada.

Depois de colocar todos os ovos e misturar com 1kg de açúcar, mexa bastante para deixar uma gemada bem homogênea. 


Na panela em que foi colocado o leite fervido, coloque a gemada, mexendo bastante, para ter um belo creme.



Leve a  panela ao fogo médio, mas não sem antes colocar entre a chama do fogão e a panela, uma chapa tipo fundo de forma (chapex), para fazer com que apenas o calor chegue a panela e não a chama. Isto é importante para evitar que o leite grude no fundo da panela e queime, dando gosto e aparência não agradáveis ao doce.
Mexa bem até o creme começar a ficar grosso. Quando isto acontecer, misture o suco de limão , mexa uma vez e dai em diante pare de mexer. O limão irá talhar o leite, fazendo com que comecem a se formar as tradicionais "bolas" da ambrosia. Caso as "bolas" estejam muito grandes, mexa para desmancha-las em tamanho menor.


Baixe o fogo e mantenha a tampa entreaberta. A medida que o leite talha, a água começa a separar.


Passe de vez em quando a colher de pau nas laterais da panela para desgrudar.
Quando perceber que soltou toda a água (isto aproximadamente depois de uns 30 minutos da colocação do limão), espalhe por cima, metade do açúcar restante (mais ou menos 250 gramas), e continue apurando, mantendo a tampa meio aberta.


Depois de aproximadamente 1 hora de fervura, espalhe mais um pouco de açúcar. Continue apurando por mais uns 15 minutos, coloque 1/2 copo de água na lateral do doce e espalhe o restante do açúcar.


Coloque os cravos espalhados por cima e tampe a panela para terminar de apurar. Você deve cuidar para que a calda não seque totalmente. 


Caso vá consumir logo, desligue o fogo e deixe esfriar na panela. Coloque em vidros e leve ao refrigerador.
Se desejar armazenar por mais tempo, coloque o doce em vidros esterilizados (veja aqui o procedimento), complete o vidro com a calda quente, cobrindo bem e enchendo o vidro até quase a borda. Feche o vidro ainda quente, e deixe-os de cabeça para baixo até esfriarem, para formar vácuo.
Desta forma não necessitam ir ao refrigerador até serem abertos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado