quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vinhos - Minha classificação

Sempre fui de opinião, de que o melhor vinho é aquele que me agrada, que satisfaz meu paladar, independente do fato de tecnicamente, combinar ou não com o acompanhamento que esta sendo servido. Aquela máxima de que peixe combina com vinho branco, e carne vermelha com vinho tinto, pode servir de referência, mas ninguém é obrigado a seguir, até pelo fato de que quem compra e paga o vinho é você, logo você bebe aquilo que melhor lhe aprouver.

A prova disso é se formos a um site especializado, e olhar as avaliações que os clientes fazem de um mesmo vinho, veremos que invariavelmente vai do "ótimo/magnifico" até o "péssimo/ruim". O vinho é como tudo o mais na vida, cores, carros, pessoas, cada um tem um gosto diferente, e que bom que é assim.

As indicações e classificações dos guias internacionais de vinho, com certeza são sempre uma boa indicação, pois com certeza estará mostrando que é um vinho de qualidade, mas como falamos acima, você não é obrigado a ter a mesma opinião, pois gosto é gosto.

Conheço pessoas que adoram um vinho bordô colonial (aqueles de garrafão), vinho este que para outros poderia estar beirando os vinagres.

Esta é a opinião de um cara que gosta de tomar um bom vinho, e de sentir prazer nisto, pois os aspectos técnicos ficam por conta dos Sommeliers, pois é para isto que eles estudam.

Baseado nisto resolvi criar aqui no blog, para os vinhos que tenho experimentado e publicado a ficha, a minha própria avaliação, que não vai ser baseada em preço, nome, uva ou qualquer outro aspecto técnico, e sim, única e exclusivamente no sabor e no prazer que ele transmitiu as minhas papilas gustativas.
Ou seja, se o vinho é ruim, regular, bom, muito bom ou excelente, usando o tradicional sistema de estrelas.


Ruim, não vale a pena
regular, não tem outro e você quer tomar vinho
Bom vinho, mas nada demais
Muito Bom, vale a pena experimentar
Excelente, um belo vinho, vale repetir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado