quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vinhos - Que taça utilizar?

O objetivo deste post, é fazer uma pequena abordagem sobre o tipo de taça a ser utilizado com cada vinho. Com certeza iremos abordar apenas as básicas e mais tradicionais, haja visto que algumas fábricas de cristais produzem taças especificas para cada tipo de uva, o que nos levaria a ter com certeza, no mínimo, mais de uma dúzia de tipos.

ESPUMANTES E CHAMPAGNES
Para um Champagne, espumante ou Prosecco, a taça deve ser estreita e comprida, que é a chamada flute, que permite que as borbulhas possam ser apreciadas. Este tipo de taça permite que toda a efervescência do espumante e seus aromas sejam direcionados para o nariz. Quanto mais bojo ela tiver, mais irá realçar os aromas.


VINHOS BRANCOS
As taças de vinho branco devem ter o corpo menor que as para vinho tinto, em função de que o vinho branco precisa ser consumido em temperaturas mais baixas em uma taça menor, para que haja menos troca de calor com o ambiente. Além disto ele precisa que as notas de frutas sempre presentes, sejam realçadas.

VINHO BRANCO LEVE E JOVEM
Para vinhos deste tipo, como o Vinho Verde portugues ou de uvas Sauvignon Blanc, Riesling, Semillom e Viognier, a taça deve ter bojo estreito, boca fechada e tamanho pequeno.


VINHO BRANCO MAIS INTENSO
Vinhos Chardonnay amadeirado ou europeus de classe, necessitam para realçar suas qualidades de um copo maior que o para os vinhos brancos leves e menor que os copos dos tintos. O bojo deve ser aberto e a boca um pouco mais fechada que a base.


VINHOS ROSADOS
A taça utilizada para os roses, pode ser a mesma utilizada para os brancos leves.

VINHOS TINTOS
Em função de ter aromas e sabores intensos, o vinho tinto necessita de espaço para respirar. Este é o motivo da taça ter um corpo grande, o que faz com que todas as suas qualidades sejam liberadas.
É importante que a taça seja preenchida apenas até um terço de suya capacidade, o que permite que o vinho possa "dançar".

TINTOS LEVES E DE CORPO MÉDIO
Aqui enquadram-se os vinhos Chianti, Barbera, Bordeaux médio, os tintos reservas chilenos e argentinos e a grande maioria dos vinhos tintos que encontramos nos mercados.
A taça adequada deve ser média, maior que a do branco leve e menor que os de tinto intenso. 
Esta taça é chamada de Bourdeax. Caso você não queira adquirir uma variedade grande de taças, pode utilizar a mesma taça dos brancos encorados.


TINTOS INTENSOS
Para vinhos mais complexos e concentrados, as taças devem ser altas, em formato balão (bojo maior que as Bourdeax) e boca estreita, permitindo assim um maior contato com o ar, liberando mais rapidamente seu buquê.
É a taça recomendada para vinhos produzidos com a uva Pinot Noir, Rioja, Barbera, Amarone e Nebbiolo.



VINHOS DOCES OU SOBREMESA
Para vinhos doces do tipo "late harvest" (colheita tardia) ou do Porto médios, você pode utilizar a mesma taçados brancos leves. Para vinhos doces mais intensos e concentrados, utilize a taça dos brancos encorpados.

TAÇA ISO (TAÇA CORINGA)
A taça ISO (International Standards Organization), foi criada em 1970 e serve para todos os tipos de vinho (e por isto chamada de coringa). É utilizada em degustações técnicas.
É a taça ideal para quem está iniciando na arte dos vinhos e não quer adquirir diversos modelos.
É uma taça pequena, com bojo maior e mais fechada na parte de cima.


Em resumo, você poderá apreciar qualquer tipo de vinho, tendo 4 tipos de taças, não necessitando adquirir todos os modelos:
- Espumante
- Uma para vinho branco
- Bourdeaux tinto
- Borgonha tinto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado