terça-feira, 23 de setembro de 2014

Cogumelos - Variedades

Aproveitando a passagem pelo bairro da Liberdade, resolvi publicar este post, mostrando as variedades de cogumelos comestíveis existentes hoje no Brasil.

Os cogumelos não são vegetais, nem verduras ou legumes. Eles pertencem a uma família dos fungos, cuja principal característica é serem parasitas, ou seja, dependem de outro ser vivo para crescerem.

Cogumelo Paris
É o mais conhecido e o mais consumido no Brasil, e conhecido apenas como champignon. Quanto maior, mais intenso será seu sabor. Ele pode ser encontrado fresco, seco ou em conserva.
São tenros e delicados, com sabor levemente térreo, podendo ser utilizados como entradas, em saladas, como guarnição e até como prato principal. Ele é muito consumido no preparo do strogonoff e também em conserva.


Portobello
É a versão madura do cogumelo-de-paris, motivo de seu tom amarronzado. Com textura mais firme, pode ser usado na grelha ou na brasa. É saboroso e com textura parecida com a carne. É rico em potássio, sendo que uma unidade tem mais potássio que uma banana.
Fica muito bom recheado com ervas, azeite e queijos fortes.
É também conhecido como Pardo gigante.



Eryngui
Também conhecido como King Oyster, é um cogumelo pouco conhecido e pouco consumido no Brasil, mas muito apreciado na Europa, Asia e Estados Unidos, também chamado de Cadoncello.
É por muitos considerado um dos melhores cogumelos para a culinária, adaptando-se as mais diversas receitas, seja salteado sozinho, com carnes ou legumes.
Auxilia no funcionamento intestinal.


Shimeji
É uma das variedades mais consumidas no mundo. Seu sabor é delicado, sendo muito usado na culinária asiática.  É muito encontrado nos restaurantes japoneses no Brasil, salteado na manteiga.
É fonte de lisina e vitamina B1, sendo considerado um grande aliado no combate ao câncer e colesterol. É um dos cogumelos menos calóricos, com 6 Kcal a cada 100 gramas. Crescem em pencas, com talos finos e longos.
Existem dois tipos de shimeji – o preto e o branco. A diferença de cor é devida ao método de cultivo e variação genética, que produzem resultados culinários diferentes e preços também diferenciados. O preto, possui cultivo mais elaborado, parecido com o do shiitake o que faz com que seu preço seja mais alto que o do shimeji branco. O shimeji preto é menor que o shimeji branco.




Shiitake
Primeiro cogumelo comestível a ser comercializado, é uma excelente fonte de fibras, sendo que elas correspondem a 40% de sua composição. Sua consistência esponjosa absorve o sabor de outros ingredientes, e sendo assim, vai especialmente bem em receitas encorpadas, como molhos e risotos.
A aparência é de um guarda-chuva marrom, com sabor rico e amadeirado e com textura de carne. Ele é totalmente aproveitável, pois a parte de cima pode ser grelhada, assada ou salteada e de seu cabo pode ser preparados caldos e sopas.
É encontrado fresco e seco. No caso do seco deve ser hidratado em água quente antes do uso.


Enoki
Cogumelo de hastes longas e finas, com uma pequena cabeça branca de chapéu. São melhor apreciados se consumidos crus, seja em sanduiches ou saladas. Se cozidos, devem ser adicionados no final do preparo.
É pouco conhecido no Brasil, possuindo um sabor suave e levemente adocicado.


Hiratake
Este cogumelo é uma espécie nativa das matas brasileiras. Seu chapéu pode medir até 10 centímetros de diâmetro com  cores variando entre branco, marrom, cinza, amarelo e salmão. Ele tem sabor delicado, e é consumido cozido ou empanado, em forma de tempurá.
É rico em fibras, vitaminas C e do complexo B e praticamente não possui nenhuma gordura. É utilizado medicinalmente no controle do colesterol.


Cogumelo salmão ou pleurotus rosa
Muitos consideram que este cogumelo é o mesmo que o Hiratake, enquanto que outros o consideram uma outra variedade, parente do Hiratake. Seu nome vem da coloração, sendo muito utilizado na decoração dos pratos. Possui textura firme e sabor acentuado, sendo também utilizado no preparo de molho para massas. Pode ser encontrado fresco e desidratado.



Porcini (é o mais conhecido como Funghi Secchi)
É um cogumelo com a base mais grossa, parecendo um tronco, e o chapéu costuma ser mais largo. Quando mais maduros podem chegar até a 1 kg. No Brasil, são encontrados desidratado e seco, sendo conhecidos como Funghi Secchi. Quando secos, possuem o sabor e aroma mais acentuado. Deve ser reidratadso em água ou caldo quente, para depois serem preparados. Ficam muito bons em molhos, sopas e risotos.


Nameko
Originário do Japão, é um dos cogumelos mais cultivados e consumidos nos países asiáticos. Possui altíssima taxa de nutrientes, sais minerais e vitaminas, além de um elevado valor energético, com sabor bastante leve.
Sua coloração é marrom alaranjada e brilhante quando frescos, além de serem cobertos por uma camada gelatinosa, transparente e adesiva, que os deixa com aspecto viçoso, camada esta que desaparece depois de preparado para consumo. Seu sabor inicial lembra alcachofra e depois deixa um sabor doce na boca.
Eles nascem em um aglomerado podendo ser utilizados inteiros ou separando-se os pequenos cogumelos com cuidado.
Possui propriedades anti-cancerígenas.

Sajor-caju
É um cogumelo de origem asiática, conhecido no Japão como Houbitake. Seu sabor é suave, muito rico em vitaminas e aminoácidos, muito saboroso e com propriedades terapêuticas. Segundo alguns, é o mais delicioso dos cogumelos, e além de suas aplicações culinárias, ele possui propriedades antitumorais e farmacêuticas.


Um comentário:

  1. Amei teu blog.....e a explicaçao sobre os cogumelos entao....eu ate comprava no Zaffari muito o Paris e o Shytaki pois meu filho gostava muito ......salteava no oleo de oliva ou as vezes "ralava" cenoura....repolho roxo....e aboborinha...fatiava os cogumelos e salteava no shoyu .....mas tudo meio "aprendiz em treinamento" .....parabens pelo teu habito...estudo e pelas receitas maravilhosas que tens postado.....depois que perdi meu filho quase nao cozinho mais...como quase sempre nos bares aqui do bairro Menino Deus onde moro .... ate porque ja como quase que so legumes....saladas e carnes brancas....

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado