sábado, 7 de março de 2015

Risoto Funghi Seco

INGREDIENTES

15g de funghi seco
180g de arroz arbório
100 ml de vinho branco
1/2 cebola ralada
2 col sopa de manteiga
700 ml de caldo de galinha
4 colheres (sopa) de parmesão ralado

2 col sopa de Azeite de oliva
Obs: O funghi seco não é uma espécie de cogumelo, e sim o nome que damos para qualquer tipo de cogumelo seco (desidratado). O mais famoso é o funghi seco do cogumelo porcini  e do shitake.

Eu utilizei funghi preto seco, adquirido na Liberdade, em pacotes de 75grs. Um pacotinho destes estava custando em set/2014 algo em torno de R$ 15,00. Como podem ver nas fotos é um cogumelo que depois de hidratado fica muito parecido com uma alga, originário do Japão. Seu sabor no risoto é muito suave e não transmite a coloração escura para o arroz.

Antes de hidratar

MODO DE PREPARO

Em uma tigela com água fervente, coloque o funghi por 15 a 20 minutos. Com uma peneira, coe a água e reserve para utilizar no cozimento. Corte o funghi em pedaços pequenos.



Depois de hidratatr

Doure a cebola no azeite de oliva.

Junte o arroz e refogue por alguns instantes. Adicione o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Coloque uma concha de caldo e acrescente o funghi previamente amolecido e cortado.



Vá juntando o caldo conforme for secando na panela. Cozinhe até o arroz estar ao dente (ou no ponto que você preferir) e misture a manteiga e o parmesão ralado.
Sirva quente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado