quarta-feira, 22 de abril de 2015

Tomates - Variedades

Assim como as batatas, existe uma grande variedades de tomates pelo mundo, hoje estimadas em mais de 20000, que diferenciam-se pelo formato, consistência, cor e tonalidade. Em função disto, existem tomates indicados para molhos e refogados e outros para serem saboreados "in natura" em saladas.


Abaixo apresento um pequeno resumo das características dos principais tipos cultivados e comercializados no Brasil.



Tomate Italiano


Este tipo de tomate pode ser consumida em pratos crus e cozidos, sendo indicados para o preparo de molhos quando maduros. O tomate italiano tem apenas três gomos e apresentam um formato alongado podendo chegar até a 10 cm de comprimento. Suas variedades mais comuns são o Colibri e a Andréa.






Tomate Débora

É muito utilizado para molhos e para fazer tomate seco.
Suas principais características são a durabilidade e a consistência firme, sendo por isso classificado como Longa Vida Estrutural. O peso de cada fruto varia entre 120g e 200g.




Tomate Caqui, Gaúcho ou Maça
 
Grande e saboroso e assim como o Carmen, as variedades do grupo Caqui são ideais para consumo in natura, em saladas ou sanduíches. Porém, têm a coloração avermelhada e sabor mais forte. Os frutos são graúdos e moles. Alguns chegam a pesar até 500g. A variedade Momotaro, de origem japonesa, pertence à este grupo
.



Carmen

Também conhecido como Longa-Vida, é o tomate mais comercializado no Brasil. Pertence ao grupo Saladete. Ele contém genes que fazem com que os frutos durem mais tempo, mas em contrapartida, esses mesmos genes interferem no sabor, no aroma e até na pigmentação. O resultado são frutos  mais 'aguados'. São firmes, com formato redondo-achatados e pesam entre 150g a 200g.
Esta variedade representa algo em torno de 75% da oferta de todos os tomates no Brasil.


Tomate Momotaro

De origem japonesa, tem sabor levemente adocicado e, por isso, é considerado um tomate gourmet. Tem uma consistência mole e apresenta vários gomos. Possui um produção pequena, o que eleva seu preço.



Tomate Holandês

É vendido em rama, sendo bom para salada. Seu nome é consequência do fato de que era um tomate importado da Holanda. É cultivado no Brasil desde 1996.

Seus frutos pesam entre 40 g a 130 g, sendo que a média fica nos 90 g. Além dos vermelhos, mais comuns, existem também amarelos e laranjas. Quando colhidos maduros, são doces e perfumados. Podem ser usados assados ou em molhos e saladas, sendo que pelo fato de ser  bonito e doce, é também utilizado em saladas de frutas (sem as sementes) e tortas doces (sem a pele).
É um tomate mais raro de ser encontrado, o que explica seu preço mais alto.


Tomate Cereja

É do tamanho de uma bola de gude, sendo muito usado como aperitivo ou como decoração de saladas.
Seu diferencial está no sabor adocicado. São pequenos e leves, pesando em média 12g. Por seu sabor marcante, é consumido até sem tempero, como fruta  ou tira-gosto. 


Tomate Sweet Grape

É uma variedade do grupo Cereja, e que vem conquistando a mesa  dos brasileiros. O fruto é muito parecido com um bago de uva e seu sabor é bastante adocicado. É um tomate mais caro, podendo ser consumido sozinho, em saladas ou pratos frios. É o tomate 'da moda'.


PS: Imagens obtidas  na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado