segunda-feira, 4 de maio de 2015

Doce de Figo em calda



INGREDIENTES

2 Kg de figos verdes
2,0 kg de açúcar cristal (1 Kg para cada kg de figo)
3,0 litros de água para a calda


MODO DE PREPARO

Lave bem os  figos para retirar o resíduo de 'leite' que com certeza escorreu ao apanha-lo do pé, faça um corte em cruz na parte debaixo de cada um e corte o cabinho em excesso. 



Necessitamos tirar a pele dos figos, e a melhor maneira é através de congelamento. Para isto, coloque água em um panela, suficiente para cobrir os figos e leve ao fogo. Quando começar a ferver, coloque os figos, aguarde levantar a fervura e deixe 10 minutos.


Apague o fogo, retire os figos, escorra e coloque em sacos plásticos e leve ao congelador por 12 horas.
Decorrido o tempo, retire do congelador e esfregue com os dedos, cada um debaixo de um fio de água corrente. As peles se soltarão com facilidade.



Coloque 3 litros de água em uma panela alta (a água deve ser suficiente para cobrir os figos), acrescente metade do açúcar (no nosso caso 1 kg)  cristal e leve para ferver.
Quando começar a fervura, coloque os figos já sem as peles, e deixe apurar com a tampa semi-aberta.


Depois que voltar a ferver, conte meia hora e polvilhe em torno de 250 gr de açúcar por cima. Deixe apurar, mexendo de vez em quando.
A cada meia hora mais ou menos, polvilhe 250 gr de açúcar, repetindo esta operação por 3 vezes (até usar o açúcar restante), e mantenha a tampa semi-aberta para continuar apurando.



Depois de um tempo total de aproximadamente 3 hs de fervura, a calda estará em ponto de fio e o doce bem apurado (o tempo pode variar conforme a chama do fogão). Caso ache necessário você pode colocar um pouco mais de água nas laterais e apurar mais.


Desligue o fogo e deixe esfriar totalmente antes de colocar em vidros previamente esterilizados. 
A calda deve cobrir os figos, mas sem encostar na tampa. Caso falte calda, ferva um pouco mais de água com açúcar para completar cada vidro.
Se for consumir logo, coloque  em potes e leve ao refrigerador.

Se desejar armazenar por mais tempo, acondicione  ainda quente em vidros próprios para conserva, previamente esterilizados com tampas novas, também esterilizadas (veja aqui o procedimento)
Complete os vidros com a calda até em cima, coloque a tampa, feche bem, e deixe o vidro de cabeça para baixo até que a compota esteja totalmente fria.

Este processo irá criar vácuo no vidro, fazendo com que ele fique lacrado, não necessitando assim ir para a geladeira.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado