quarta-feira, 10 de junho de 2015

Arroz - Tipos

Se você acha que arroz é tudo igual, vale a pena conhecer os tipos e características  dos principais tipos existentes no mercado, e começar a acertar o prato usando o arroz correto.

Agulha ou Agulhinha
É o arroz mais comum e mais consumido no Brasil. É também conhecido como polido, branco ou tradicional. Em sua produção, ele passa por um processo que retira sua casca, diminuindo também suas características nutritivas. Ele chega a representar em torno de 80% de todo o mercado de arroz brasileiro.
Seu sabor é suave, tem um cozimento rápido. É encontrado no mercado com uma classificação adicional de tipo, que o caractriza em relação ao tamanho e porcentagem de grãos quebrados. O tipo 1 apresenta até 10% de grãos quebrados, enquanto que o tipo 2 pode ter até 30%.




Basmati
É um arroz aromático, com grão mais fino e e alongado do que o agulha, muito usado em pratos indianos. É considerado um arroz de qualidade superior, que após cozido apresenta um perfume adocicado e amendoado. É um arroz que não empapa.



Jasmim
Muito parecido com o Basmati, mas com menos goma. É um arroz aromático, com aroma adocicado e suave. É também chamado de "thai" em função de sua origem tailandesa. É utilizado em receitas tanto cozido como frito.





Carnaroli
Rico em amido, que é liberado durante o cozimento, deixando os pratos com consistência bastante cremosa. Este arroz é indicado principalmente para  risotos. As características de seu grão absorvem absorver o sabor dos ingredientes adicionados ao prato.




Arbório
Assim como o carnaroli, possui uma boa quantidade de amido e deixa os pratos mais cremosos, sendo também bastante usado em risotos, principalmente na culinária italiana.
Seu grão é menor e mais arredondado que o agulhinha, sendo um arroz que empapa por fora, mas mantendo-se firme por dentro. Sua produção é pequena no Brasil.


Vialone nano
Também de origem italiana,  fica cremoso após o cozimento, mas, ainda assim, mantém a forma arredondada. Assim como o carnarolli e o arbório, também é indicado para o preparo de risotos.



Negro
Apresenta grão escuro, curto e arredondado, firme, com sabor exótico e um aroma diferenciado. Possui fibras e proteínas, sendo rico em antioxidantes e vitaminas E e do complexo B e elevado teor de ferro. É muito utilizado na China, sendo que sua coloração da um diferencial em pratos especiais. Muito utilizado em receitas mais elaboradas, tais como risotos, peixes de sabor mais acentuado, frutos do mar e carnes de caça.

Selvagem
Apesar do nome, não é um arroz, mas  uma gramínea aquática típica dos Estados Unidos e Canadá. Seus grãos são escuros e chamam a atenção pelo comprimento. Utilizado em pratos sofisticados, em função de seu  sabor e aroma marcante, que lembram o das ervas.




Cateto
Também é conhecido como 'japonês'. Seus  grãos são curtos, curvados e um pouco transparentes, possuem grande quantidade de amido e, depois de cozido, tende a ficar mais macio e cremoso, quando comparado ao arroz tradicional. Possui versão integral, e sua produção está concentrada no Vale do Paraíba.


Vermelho
Cultivado inicialmente na China e trazido pelos portugueses ao Brasil. Como é parcialmente polido, ele retém  nutrientes, tendo alto teor de ferro e zinco. Seu sabor é levemente defumado sendo usado para fazer bolinhos, saladas e como acompanhamento de carnes brancas, como peixe e frango.
Sua produção no Brasil é muito pequena.


Trinca
Seu grão é redondo, sendo indicado para pudins e doces. Possui bastante amido em seus grãos e, por isso, os mesmos aglomeram-se durante o cozimento.


Bomba
Com grão curto e redondo, absorve parte da água durante o cozimento. É muito usado na paella, prato tipico espanhol.





Parboilizado
Arroz com elevado valor nutricional, uma vez que em seu processo de produção  sofre um cozimento dentro da casca, o que preserva seus nutrientes e as fibras.
Possui coloração amarelada e grão fino.







Integral
Com  a retirada apenas da casca, ele preserva a película e o gérmen, onde se concentram as fibras, vitaminas e minerais. As fibras ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol, além de aumentarem a sensação de saciedade.
É bem conhecido no Brasil, mas ainda tem um público restrito. É mais caro que o arroz branco ou agulha, e possui uma cor amarelada.


Miniarroz
É considerado um grão especial, sendo cultivado no interior de São Paulo. É arredondado e menos da metade do tamanho do arroz branco tradicional. É um arroz integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado