sábado, 13 de junho de 2015

Banana - Tipos

A banana é uma fruta conhecida em todo o mundo e hoje cultivada em aproximadamente 130 países (em praticamente todas as regiões tropicais da terra). É originária do sudoeste da Ásia, e hoje existem em torno de 1000 espécies catalogadas. Abaixo apresento as principais variedades cultivadas no Brasil, apesar de existirem outras, pouco conhecidas e com pequena produção.

Banana Nanica 
Também é conhecida em algumas regiões como banana d'água, banana caturra, banana anã, banana da china ou ainda banana cambota. Sua casca é fina na cor amarelo-esverdeada e polpa doce e macia. 
O nome é dado em função do pequeno tamanho da bananeira.
Muito utilizada em bolos e pudins.
É a variedade mais popular no Brasil e apresenta em torno de 87 calorias em cada 100 gramas.

Banana Prata
Também conhecida como banana catarina ou ainda banana anã grande. Seu fruto é reto, com casca amarelo-esverdeada, sendo que sua polpa é consistente e menos doce que a banana nanica. É uma das variedades mais duráveis, podendo ser consumida em até 4 dias depois de amadurecida. Possui em torno de 89 calorias a cada 100 gramas. 


Banana Figo
Conhecida também como banana marmelo, banana sapa, banana jasmim ou ainda banana couruda. Seu fruto é grosso e curto, com uma casca grossa, cor amarelo-esverdeada e sua polpa não é muito doce. Bastante utilizada em compotas.




Banana da terra
É a maior espécie do país e uma das maiores bananas conhecidas pelos cientistas, podendo chegar até a 500 gramas por fruta e comprimento perto de 30 cm. É também conhecida como banana-chifre-de-boi e banana-comprida. Apresenta formato achatado, e quando está madura sua casca é amarelo-escuro. Apresenta aproximadamente 122 calorias a cada 100 gramas, e é a variedade que apresenta maior quantidade de vitaminas A e C, possuindo ainda magnésio e o aminoácido triptofano, que é fundamental na produção de serotonina, responsável por diminuir o stress e aumentar a sensação de alegria do ser humano.
É muito indicada para utilização em gastronomia, seja frita, assada ou cozida.


Banana Maça
Seu nome é devido ao fato de exalar um perfume que lembra a maça. Apresenta uma polpa macia e branca, e sendo a variedade que apresenta a melhor digestão, é recomendada para bebês e pessoas idosas. Possui como carcterística, prender o intestino. Apresenta aproximadamente 100 calorias a cada 100 gramas, é fina e pequena, com formato mais arredondado. Sua casca é amarelo-clara.
É considerada a melhor banana para efeitos de dieta, em função das calorias e da quantidade de fibras que apresenta. É indicada ser consumida com moderação nos intervalos entre as refeições, pois promove a sensação de saciedade, evitando a fome.

Banana de São Tomé
Existem dois tipos que diferenciam-se apenas pela cor da casca, roxa ou amarela. Sua polpa pode ser rósea ou amarelo ouro, e aroma forte e característico. É indicada ara ser consumida de preferência assada, frita ou cozida.



Banana ouro
Das bananas nacionais, é a  que apresenta o menor tamanho, sendo inferior a 10 cms. Em compensação apresenta aproximadamente 150 calorias em cada 100 gramas. É também conhecida como banana inajá, banana dedo de moça, banana mosquita ou ainda banana imperador.
Sua polpa é doce e perfumada. É cultivada desde o litoral se Santa Catarina até o Espirito Santo.
Sua forma é cilíndrica, com casca fina e amarelada.
A banana ouro pode reduzir o desejo de comer doces, pois ela tem triptofano, que ajuda a equilibrar os níveis de serotonina, e esta esta ligada ao desejo de consumir doces.
Ela também ajuda na diminuição da hipertensão, na ocorrência de câimbras e na prisão de ventre, ou seja, ela ajuda na regulação dos rins, fígado, intestino e estômago.

PS: As fotos aqui apresentadas foram obtidas na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado