terça-feira, 7 de julho de 2015

Risoto Cevadinha (orzotto) com Cogumelos

INGREDIENTES

- 1 xíc chá de cevadinha
- 500 ml de caldo de galinha
- 1/2 xíc chá de vinho branco
- 1 cebola pequena picada
- Azeite de oliva
- 100 gramas de cogumelos shitake fresco
- 100 gramas de cogumelos shimeji fresco
- pimenta preta a gosto
- sal a gosto
- 1 folha de manjericão (opcional)

MODO DE PREPARO

Coloque a cevadinha em uma panela, cubra com um dedo de água e coloque para ferver. Desligue o fogo quando a cevadinha estiver tenra (não mole), o que deverá ser aproximadamente depois de uns 10 a 15 minutos de fervura. Coe e reserve. 


Lave rapidamente os cogumelos e corte o shitake em fatias e separe as flores do shimeji. Tempere-os com um pouco de sal. Reserve.
Caso você não tenha cogumelos frescos, pode fazer com shitake seco. Para isto coloque os cogumelos secos em uma travessa, e cubra-os com água quente. Deixe hidratar por algo em torno de 30  minutos. Escorra bem, e coloque-os de molho no conhaque por uns 10 minutos. O conhaque irá adicionar um sabor todo especial. Neste caso utilize a água da hidratação no risoto.

Em um frigideira alta, coloque o azeite, e quando estiver quente coloque o cogumelo. Refogue por alguns instantes, coloque a manteiga e refogue. Desligue o fogo e reserve.


Em uma panela tipo wok, coloque duas colheres de azeite e quando estiver quente, adicione as cebolas, refogando até ficarem transparentes. Adicione o manjericão (se for o caso) e a pimenta.
Adicione a cevadinha, refogue por alguns instantes e adicione o vinho. Deixe evaporar. Coloque o caldo de galinha até cobrir a cevadinha e deixe cozinhar com tampa em fogo baixo. Mexa de vez em quando, e se necessário coloque mais caldo, de forma que o mesmo evapore com o cozimento. Quando achar que o ponto de cozimento está quase no ideal, acrescente os cogumelos.


Experimente o tempero e corrija se for o caso.
O Orzotto não deve ficar com muito liquido.
Decore com salsinha picada. Sirva quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado