sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Pimentas - Variedades


PIMENTA AMERICANA OU DOCE
É uma pimenta com pouco aroma e com pungência doce, sendo utilizada como substituta do pimentão em diversos pratos da culinária brasileira. Seus frutos são alongados, apresentando uma cor verde bastante intensa e brilhante. 




PIMENTA BIQUINHO
Também originária do Brasil, é uma pimenta muito suave, praticamente sem nenhuma picância, É muito saborosa e cheirosa, de cor vermelha, formato arredondado como uma pequena abóbora. É considerada uma pimenta de cheiro, sendo vendida em conservas e utilizada como aperitivo e na guarnição e decoração de pratos.





PIMENTA BHUT JOLOKIA
Já chegou a ser considerada a pimenta mais forte do mundo segundo o Guiness Book, mas hoje não está nem entre as 5 primeiras, apesar de ser muito ardida mesmo. Apresente em torno de 1.001.000 SHU na escala Scoville que define a ardência das pimentas. Em seu manuseio deve-se usar luvas. É também conhecida como pimenta fantasma, Ghost Pepper, Ghost Chili ou ainda Naga Jolokia,gosta de climas quentes e possui um longo período até alcançar o pleno amadurecimento. Sua origem é indiana.




PIMENTA-DE-BODE
Também conhecida como Bodinha, é uma pimenta de cheiro, com frutos arredondados ou achatados, assemelhando-se a uma pitanga ou cereja, verdes enquanto imaturos, e quando maduros, vermelhos ou amarelos. É uma pimenta bastante picante, e com um forte aroma característico.  Usada em receitas com carnes e receitas caseiras no cerrado e no oeste de Minas Gerais.




PIMENTA BRANCA
Trata-se da Pimenta do reino madura e seca, e descascada, sendo por este motivo menos picante que a preta.
É comercializada em grãos ou em pó, sendo utilizada em receitas de peixes, saladas e maioneses.


CAROLINA REAPER
Hoje considerada a pimenta mais forte do mundo com uma gradução de picos de até 2.200.000  SHU na escala Scoville.
Trata-se de uma pimenta hibrída da espécie chinesa Capsicum, criada na Carolina do Suk por Ed Currie, da empresa PuckerButt Pepper Company.
Apresenta uma cor vermelho brilhante, e uma cauda que lembra um ferrão.  Cuidado, pois como o nome sugere, ela poder ceifar sua vida. Seu nome científico é HP22B.



PIMENTA CAMBUCI
Originária do Brasil é também conhecida como chapéu de frade ou chapéu de bispo devido ao seu formato. Sua cor é verde quando imatura e vermelho quando madura. De sabor agradável, assim como os pimentões ela é do tipo doce, não causando ardência.
Normalmente são encontradas no mercado verdes, pois assim duram mais. É bastante utilizada em saladas, conservas e cozidos.


PIMENTA DE CHEIRO
Novamente aqui, não trata-se de uma espécie especifica, mas de um variado grupo, que possui em comum uma característica: o aroma. Assim sendo podem apresentar formatos alongados, arredondados, triangular e o que você imaginar, assim como suas cores quando maduras podem variar do amarelo, vermelho, alaranjado e até preto. Sua picância  também pode variar do quase doce até o muito picante. Não é de estranhar que ela seja chamada de pimenta de cheiro em uma cidade, e logo ali adiante seja conhecida por outro nome. 
É muito utilizada na culinária baiana e nordestina, realçando o sabor do prato.




PIMENTA CHILLI
Trata-se de denominação genérica que as pimentas do gênero Capsicum recebem na região do México e em toda a América Central, Texas e Califórnia. Em função disto apresentam variação de tamanho e intensidade de ardência.
São extremamente picantes sendo muito usadas na culinária mexicana.


PIMENTA CUMARI
Também conhecida como Cumari Verdadeira, Comari, Cumbari e Comari Verdadeira. Independente do  nome pelo qual seja chamada possui sabor e aroma inconfundíveis. Pertence a espécie Capsicum baccatum.  É uma pimenta muito apreciada no Brasil, principalmente na região sudeste, sendo que o interior de São Paulo é uma das regiões de sua maior produção.
Seus frutos são pequenos e ovalados e comprimento médio de 1 cm. Quando madura, sua cor é vermelha. Apesar de seu pequeno tamanho, é muito picante. Os molhos e conservas preparados com ela são muito apreciados.
Normalmente é colhida ainda verde, pois além de já apresentar uma alta picância, é um alvo muito visado pelos pássaros.




PIMENTA CUMARI-DO-PARÁ
Muito parecida com a Cumari, apesar de pertencer a espécie Capsicum chinense. É uma pimenta aromática e bastante picante, sendo comercializada apenas no Brasil. Seus frutos são arredondados ou ovalados, de cor verde quando imaturos e amarelos quando maduros.
Bastante utilizada em molhos e conservas, ou como tempero em pratos tradicionais como o arroz e feijão.



PIMENTA DEDO DE MOÇA
Outra pimenta originária do Brasil e muito utilizada. É  mais suave que a malagueta e um pouco mais picante que a Jalapeno. Seus frutos são alongados com coloração verde quando imaturos e vermelhos quando maduros.
Muito saborosa, sendo encontrada fresca, em conserva, liquida no formato de molhos, e quando desidratada no formato de flocos, é conhecida como calabresa.
Utilizada um uma infinidade de molhos e pratos.




PIMENTA HABANERO
Originária do Caribe e da Costa Norte do México, dizem ter sido a primeira pimenta a ser cultivada pelos Maias. Seu sabor é muito forte e persiste na boca. As suas cores variam entre o amarelo, laranja e vermelho. 
É utilizada fresca, seca ou em molhos, sendo um dos orgulhos da cozinha mexicana. Já chegou a ser considerada a mais picante do mundo, mas perdeu lugar para as pimentas cultivadas em laboratório.



PIMENTA JALAPENO
Originária do México, região de Veracruz, sendo que seu nome homenageia a capital, Xalapa (isto mesmo, com x).
Seu tamanho é de aproximadamente um dedo, podendo apresentar a cor verde ou vermelha, em consequência de sua maturação. Sua ardência pode varias do suave ao extremamente picante, dependendo do modo de seu preparo.
É utilizada fresca, na forma de molho líquido, ou ainda em conservas e desidratada ou em pó. Quando seca é conhecida como chipotle.

PIMENTA-DA-JAMAICA
Na realidade chama-se Pimenta Dioica, sendo uma semente aromática encontrada nos frutos de uma árvore da família das mirtaceas, que chega a atingir 10 metros.
Depois de beneficiada, conferem um sabor todo especial quando utilizadas para condimentar carnes e mariscos. A branca é ideal para carnes brancas e molhos brancos, pois é mais suave. Já a preta é indicada para carnes vermelhas. Seu perfume e sabor lembram uma mistura de noz-moscada, canela e cravo. A produção Jamaicana representa em torno de 70% da produção mundial.


PIMENTA MALAGUETA
Originária do Brasil, poderíamos mesmo dizer que é o sinônimo da pimenta brasileira. Seus frutos são pequenos, alongados, verdes (vermelhos quando maduros), apresentando um grau de ardência de médio a alto, mas com baixo aroma. Bastante utilizada em molhos de pimenta, conservas e condimento, sendo cultivada na Bahia, Minas Gerais e Goiás. É a pimenta utilizada no Acarajé. Pertence a família das "Capsicum frutescens" e apesar do nome ser consagrado, sua denominação não deixa de ser um erro, pois seus nome vem de "melegueta", que é um condimento picante do norte da África, mas que não tem nada a ver com as pimentas.




NAGA VIPER
Sendo hoje considerada a quinta pimenta mais forte do mundo com 1.349.000 SHU na escala Scoville, ela é uma pimenta rara, criada na Inglaterra por Gerald Fowler. Trata-se de uma combinação hibrida de três outras pimentas, que são a Morich Naga , a Bhut Jolokia e Trinidad Scorpion.
Apresenta um formato enrugado e contorcido.



PIMENTA DO REINO
Trata-se da pimenta mais antiga e mais utilizada no mundo, principalmente no ocidente. É originária das florestas equatoriais da Asia, principalmente da India. Seu grão é pequeno e arredondado, e sua cor quando ainda imatura é verde e quando madura é vermelha.  Seca ou em salmoura, dependendo do estágio de amadurecimento, mantém sua cor original. Quando seca depois de fervida, passam a apresentar a cor preta, motivo pelo qual também são conhecidas como "pimenta preta". Seu sabor é forte e levemente picante.
É encontrada em grãos ou em pó.


PIMENTA DO REINO VERDE
Trata-se da Pimenta do Reino  colhida quando ainda está verde.






PIMENTA ROSA
Na prática trata-se da semente da Aroeira, que só é chamada de pimenta em função da semelhança com as bagas de pimenta-do-reino. É bastante aromática e nada picante.






7 POT DOUGLAH
Esta pimenta também conhecida como Chocolate 7 Pod, em função de sua cor marrom, é hoje a terceira mais forte do mundo pela escala Scoville, e uma das que possuem o melhor sabor.
Quando você corta uma destas pimentas, enxerga os depósitos de capsaicina liquida, que dão a esta pimenta o seu alto poder de ardência.








PIMENTA TABASCO 
É uma pimenta muito picante, totalmente desconhecida até ser descoberta por Edmund Mcllhenny, que em 1868 produziu o mais famoso molho de pimenta na Louisiana. Existem algumas controvérsias sobre sua origem, pois alguns afirmam que seria da região mexicana de Tabasco, enquanto outros defendem que seria do Chile.
Sua cor vai do verde, e a medida que vão amadurecendo, amarelas, laranjas até atingirem o vermelho escuro.



TRINIDAD MORRUGA SCORPION 
Originária da ilha tropical Trinidad e Tobago, é hoje segundo a escala Scoville a segunda pimenta mais forte do mundo, apresentando 2.009.231 SHU.
Syas vagens possuem uma superfície áspera, sendo mais gordas que a Bhut Jolokia. O termo "scorpion" vem em função do formato de sua cauda. Possui um sabor cítrico e um ligeiro frutado. Com o amadurecimento sua cor passa do verde para laranja e vermelho.
Uma característica interessante é que em Trinidad é utilizada na elaboração do gás lacrimogêneo e também misturada a tinta utilizada pela Marinha, para evitar o crescimento de cracas (pequeno crustáceo marinho) no fundo dos barcos.





TRINIDAD SCORPION BUTCH T 
Esta pimenta foi por tres anos considerada a mais forte do mundo pelo Guiness Records. É derivada da Trinidad Scorpion, e assim como esta, seu nome é em função de sua cauda, que lembra um ferrão de escorpião. É cultivada na Austrália, a 120 quilômetros ao norte de Sydnei. Ela leva aproximadamente um ano para estar pronta para a colheita.
Hoje é considerada a quarta mais forte do mundo, com 1.463.700 SHU na escala Scoville.




PIMENTA VERMELHA OU AMARELA
Assim com a pimenta de cheiro, não estamos falando de uma pimenta específíca, e sim, vários tipos de pimenta, que tenham como característica apresentar a cor vermelha ou amarela. Assim sendo, sua ardência e formato, irá variar conforme a variedade.



PS: As imagens aqui apresentadas foram obtidas na internet.

2 comentários:

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado