sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Feijão especial

INGREDIENTES

250 feijão preto (2 xíc chá)
300 grs carne de segunda (eu utilizei paleta com osso de tutano)
150 grs Linguiça fininha cortada em rodelas de aproximadamente 1 cm
150 grs Linguiça Calabresa ou paio cortada em fatias
50 grs bacon cortado em cubinhos 
2 folhas de louro
1 tomate maduro picado
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 envelope de caldo de bacon ou carne
Sal e pimenta do reino a gosto
banha ou óleo

MODO DE PREPARO

Escolha e lave o feijão,  e deixe de molho por 1 hora.


Tempere a carne e eventualmente o osso de tutano com sal e pimenta.
Em uma panela de pressão,  coloque uma colher de banha, e quando estiver bem quente, frite a carne e o osso tutano, até ficar dourada. 


Escorra o feijão,  e coloque na panela de pressão com dois litros de água quente (1 litro por xícara). Acrescente o louro, feche a panela e deixe cozinhar por 20 minutos depois que começar a chiar.

Em paralelo, coloque outra panela no fogo e quando estiver quente, coloque o bacon e deixe dourar. Retire o bacon e reserve, Na gordura do bacon, coloque as linguiças e deixe dourar. Reserve junto ao bacon. Ainda nesta panela, coloque a cebola e o alho e deixe refogar até ficar transparente. Acrescente o tomate e refogue bem. Adicione o bacon e as linguiças, verifique o sal e a pimenta e misture bem. deixe refogar por alguns minutos, desligue o fogo e reserve.



Decorrido os 20 minutos da panela de pressão, desligue, retire a pressão e verifique o ponto do feijão. Se ainda estiver duro, acrescente mais um pouco de água e retorne mais uns 15 a 20 minutos na pressão. Se considerar que já está quase, pule esta nova etapa de pressão.
Decorrido o cozimento na pressão, agregue o refogado de linguiça ao feijão, e acrescente o caldo de bacon dissolvido em uma xícara de água quente. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo para engrossar o caldo por mais uns 20 minutos. Corrija sal e pimenta se necessário.


Sirva com arroz branco, couve, laranja ou o acompanhamento de sua preferência, ou até mesmo puro, pois fica uma delícia.
PS: Os tempos são sempre referenciais e dependem do fogo, e do feijão, que pode ser mais ou menos macio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários ofensivos ou que a meu critério não sigam as regras deste blog, serão retirados. Obrigado